Para proceder à pesquisa e/ou reprodução de documentos, os responsáveis pelas unidades orgânicas dos órgãos do Município, deverão contactar o Arquivo Municipal e solicitar o registo do(s) colaborador(es) afeto(s) à atividade, para cada um dos serviços que dirige.
Todo o colaborador do Município que necessite de pesquisa e reserva de documentos para consulta e/ou reprodução, deverá efetuar o pedido através do colaborador afeto a esta atividade, autorizado pelo responsável do seu serviço.
Para solicitar a reprodução de documentos o colaborador, após autenticação, deverá:
- Selecionar a opção de pesquisa pretendida:
- pesquisa simples;
- pesquisa avançada:
- pesquisar (por palavra) em campos específicos; ou
- navegar (quadro de classificação).
Após localizar o(s) documento(s) que procura deverá:
- clicar na opção “Adicionar à lista”, para cada um dos documentos que pretende consultar;
- no menu “Lista”, selecionar os documentos que pretende pedir a reprodução (máximo de 6 documentos por pedido);
- clicar na opção “Reprodução”;
- no formulário “Pedido de reprodução”, inscrever/selecionar:
- o número das páginas que pretende reproduzir:
- Todas – para reprodução na íntegra;
- Hífen – páginas sequenciais (ex.: 1-25);
- Vírgula - páginas soltas (ex.: 2, 5, 11, 20).
- o tipo de reprodução (papel ou digital);
- com reprodução certificada ou não;
- o método de entrega (presencial, via web ou correio postal).
- clicar no botão “Enviar”.
Após receção do pedido, não havendo qualquer restrição ao acesso:
- o pedido é aprovado;
- o documento é reproduzido.
Logo que a reprodução esteja concluída, o colaborador será notificado tanto na sua área de utilizador, em “Mensagens”, como via correio eletrónico.
No caso de ter selecionado o tipo de reprodução “digital” e o método de entrega “via web” receberá, na sua área “Mensagens”, uma mensagem com a designação “comunicação do arquivo” com a hiperligação temporária para efetuar o download da reprodução do documento solicitado.