TRANSCRIÇÃO DE DOCUMENTOS

A tecnologia e a Internet abriram as portas a novas formas de comunicar, aceder e gerar conhecimento. No entanto, é a ousadia de experienciar e a vontade de partilhar um pouco do nosso tempo e conhecimento com os outros que originam a verdadeira mudança.

De forma a proporcionar uma experiência colaborativa aos seus utilizadores, o Arquivo Municipal disponibiliza, numa plataforma tecnológica, um conjunto de documentos digitalizados, disponíveis para edição e transcrição online, a utilizadores previamente autorizados, para que estes conheçam as fontes históricas existentes e possam contribuir para a produção de instrumentos de pesquisa, mais acessíveis que incentivem os estudos sobre História Local.

Este projeto, focado na preservação, legibilidade e acesso à documentação manuscrita existente no Arquivo, pretende fomentar a importância do trabalho colaborativo na construção de memória coletiva, através da criação de uma comunidade de e-voluntariado, para que todos os que possuam tempo, gosto e alguns conhecimentos paleográficos, de forma livre e colaborativa, possam contribuir para a transcrição online do conteúdo informacional de documentos disponibilizados.

O pedido de adesão à comunidade de e-voluntariado, para a transcrição online de documentos, deve ser solicitado, após registo e autenticação no “Balcão Eletrónico”, através de envio de mensagem de “Pedido de informação” dentro da sua área pessoal.

Contamos consigo para enriquecer as fontes de informação sobre o nosso território com um legado dos cidadãos para os cidadãos.

 

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