O EDÍFICIO - Arquivo Municipal

O arquivo municipal é um serviço criado organicamente, responsável pela gestão de informação arquivada pelo Município, materializada em documentos, conservados a título temporário ou definitivo, em função do seu interesse administrativo, histórico e cultural.

O edifício do arquivo municipal nasce de um projeto de reabilitação e valorização das antigas Casas dos Magistrados da Comarca, com cerca de 90 anos, associadas a um novo edifício, com novas valências, de acordo com um programa base definido, que de acordo com o tipo de atividade a desenvolver e os requisitos necessários de segurança, se desenvolve em 4 pisos:

P 0 - atendimento ao público, desmaterialização, gabinetes de consulta/pesquisa;

P 1 - tratamento técnico de documentos;

P -1 - depósito de arquivo definitivo, sala multiusos;

P -2 - data center, preservação digital, incorporação, higienização, arquivo temporário.

A acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada, entre os diferentes pisos, é assegurada através de plataforma elevatória.

O acesso público ao edifício é efetuado pela Rua Dr. Elísio de Castro, sendo a entrada principal efetuada através de uma praça.

O edifício assume-se como um local privilegiado de atendimento, pesquisa/consulta de documentos e salvaguarda do património documental recebido ou produzido pela organização, ou com interesse para a história do Município, a transmitir às gerações presente e futuras.

O arquivo, no entanto, mais do que uma infraestrutura física de suporte aos serviços, é um instrumento de trabalho, transversal a todas as unidades orgânicas, essencial na prossecução dos seus processos de negócio.

A nossa visão contempla a estruturação do sistema de informação organizacional, numa base holística e sistémica, em consonância com uma estratégia e política de gestão bem definida que considere todo o ciclo de vida da informação e a sua pluridimensionalidade.

Num mundo cada vez mais globalizado organizamos, preservamos e damos acesso à informação arquivada, para que as pessoas conheçam as suas raízes, as especificidades das suas comunidades, “ingredientes” culturais e fatores estruturantes da nossa identidade.

 

Voltar