O Arquivo

O Arquivo Municipal de Santa Maria da Feira integra milhares de documentos, que datam desde o século XVI até à atualidade. Estes documentos, constituem os alicerces da responsabilidade da administração local e fornecem evidência única e contexto das ações e decisões tomadas pelas administrações do governo local, ao longo dos tempos, para efeitos de informação ou prova e como garantia de direitos do município e dos cidadãos.

Num mundo cada vez mais globalizado organizamos, preservamos e damos acesso à informação arquivada, conservada a título temporário ou definitivo pelo seu valor administrativo ou interesse histórico-cultural, para que as pessoas conheçam as suas raízes, as especificidades das suas comunidades, “ingredientes” culturais e fatores estruturantes da nossa identidade.

O acervo do Arquivo Municipal é constituído por cerca de 5.000 metros lineares de documentação de carácter jurídico e administrativo, com elevado grau de interesse quer para a história do Município de Santa Maria da Feira quer para a de outros municípios e freguesias limítrofes que, em tempos, fizeram parte da sua circunscrição administrativa.

Maioritariamente, a documentação custodiada pelo arquivo, é parte integrante do sistema de informação do Município de Santa Maria da Feira, Câmara Municipal e Assembleia Municipal, havendo, no entanto, outros sistemas de informação de dimensões mais reduzidas, mas de igual valor histórico e patrimonial tais como: Administração do Concelho da Feira, Repartição de Finanças do Concelho da Feira, Casa da Feira, Convento dos Loios, Câmara Municipal do Couto de Cortegaça, Comenda de Rio Meão, Comissão Concelhia dos Bens Cultuais, Comissariado do Desemprego, etc.

O Arquivo disponibiliza diversos serviços ao público, presencialmente ou através do nosso balcão eletrónico, dos quais se destacam pesquisa em catálogo, consulta e reprodução de documentos, pedido de certidão ou fotocópia autenticada de documentos arquivados, pagamento de serviços por referência multibanco.

 

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